Publicidade

Notícias

lupa
fechar

Publicidade

Política | 14 de Junho

Plano Plurianual e Orçamento Anual do Estado são temas de audiência em Guaçuí

Plano Plurianual e Orçamento Anual do Estado são temas de audiência em Guaçuí

O Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí, foi sede na tarde de hoje (13) da Audiência Pública de lançamento do Plano Plurianual (PPA) 2020- 2023 e para o Orçamento Anual de 2020. Estiveram presentes diversas autoridades do Estado e região do Caparaó.

O evento propôs mostrar aos cidadãos capixabas a importância da participação para ajudar o Governo do Espírito Santo nas melhorias essenciais dos municípios, por meio do site Orçamento em Rede (www.orcamento.es.gov.br), que entrou no ar na última segunda-feira.

O site Orçamento em Rede permanecerá no ar até o dia 23 de julho, facilitando o acesso e ampliando a participação da população. Já os encontros presenciais acontecerão até o dia 19 de julho, favorecendo ainda mais o diálogo da gestão pública com os cidadãos.

O deputado estadual Luciano Machado disse que este é o momento para pensar o futuro do Espírito Santo. “O governador Renato Casagrande está preocupado com o desenvolvimento sustentável do Estado e a participação de todos é importante para o resultado final”, afirmou Luciano.

A prefeita de Guaçuí, Vera Costa, ressaltou a importância e a força econômica da região do Caparaó e falou que a região tem várias solicitações a serem feitas ao Governo Estadual. “Com essa ação vamos definir as solicitações a serem feitas pelo PPA para entrar no planejamento de cada município e assim serem repassadas para o Estado”, completou.

O secretário de estado de Planejamento e Economia, Álvaro Duboc, disse que a articulação dos prefeitos e líderes foi essencial para a realização da audiência e reafirmou o compromisso do governador Renato Casagrande com a sociedade. “O desafio é colocar dentro das limitações orçamentárias cada projeto dos 78 municípios do Espírito Santo.

“O momento é de apresentar o que é prioridade para as microrregiões do Caparaó, por isso é importante a participação no site e a separação das áreas estratégicas. No site há ainda um campo para o cidadão apontar demandas que sejam importantes para serem inseridas no orçamento do Estado”, finalizou Duboc.

A professora aposentada de Guaçuí, Maria Madalena Emery de Carvalho, de 94 anos, faz questão de participar de todas as reuniões que buscam melhorias para o Caparaó. Ela conta que se mantém sempre ativa para ver o “seu Caparaó” cada vez melhor. “Sempre gostei de trabalhar com a comunidade e fazer serviços sociais. É importante manter a história sempre viva para as gerações que estão por vir”, relatou.

Outras audiências

Além de Guaçuí, outras nove microrregiões do Estado serão sedes de encontros presenciais das Audiências Públicas. São elas: Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Nova Venécia, Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, São Mateus, Linhares, Marataízes e Vitória.

Durante as audiências, os moradores poderão apontar e indicar soluções para os desafios que deverão receber maior atenção do Governo do Estado, num diálogo com o governador Renato Casagrande e demais gestores de secretarias e órgãos da administração estadual.

Áreas estratégicas

No site www.orcamento.es.gov.br os desafios estão divididos em nove áreas estratégicas: Segurança em Defesa da Vida, Educação para o Futuro, Saúde Integral, Infraestrutura para Crescer, Gestão Pública Inovadora, Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Também nos locais das audiências presenciais, cada cidadão poderá acessar o site www.orcamento.es.gov.br, clicar nos desafios e visualizar entregas sugeridas, selecionando aquelas que considera mais importantes a serem realizadas. Também pode, se desejar, escrever um texto com 200 caracteres, para apresentar nova proposta, além das sugeridas.

Fonte: Aqui Notícias.

Voltar

Publicidade

HTML5 WHMSonic Radio Player

Bom dia - Parte 3

A Seguir

06:45 Cristo é a Resposta